top of page

ACROCÓRDONS: POR QUE DEVEMOS TIRAR ESSAS “MINIVERRUGINHAS” DA PELE?



Apesar de serem lesões benignas e sem sintomas eles podem afetar sua rotina

Pintas, “bolinhas” ou “verruguinhas” são os apelidos que costumam descrever os acrocórdons, que são pequenos pólipos e surgem na pele. Tecnicamente, acrocórdon é um crescimento fibroso benigno, também conhecido como pólipo fibroepitelial, que não apresenta sintomas e é mais comum do que se pensa. Muita gente se questiona se a presença dos acrocórdons é preocupante, mas, normalmente, não é.


Esses pólipos fibroepiteliais são pequenas lesões na pele, que podem ser múltiplas ou únicas e costumam ter entre 2 a 10 mm de tamanho, com tendência a aparecer onde existem “dobras”, como nas pálpebras, nas axilas, na virilha e no pescoço.


Embora sejam, popularmente, chamados de verrugas, eles tem uma origem totalmente diferente: o acrocórdon é uma proliferação aumentada de células normais da pele, que se organizam e formam uma lesão benigna, projetada a partir da pele. Já as verrugas surgem a partir da infecção por um vírus da família do HPV. A diferenciação entre as duas lesões pode ser feita através de um exame detalhado, com a iluminação adequada e o uso de uma lente de aumento, por um Dermatologista.


As causas exatas dos acrocórdons ainda não são conhecidas, de forma totalmente precisa, mas eles são considerados lesões benignas da pele e são, geralmente, associados ao envelhecimento, a hereditariedade e a resistência insulínica. Caso você esteja preocupado com a aparência das lesões ou com sua localização incômoda, agende uma consulta com um dermatologista, para uma avaliação precisa e uma discussão sobre as opções de tratamento disponíveis.


Os locais mais comuns em que aparecem os acrocórdons são as áreas de “dobras”, ou seja, pescoço, pálpebras, axilas, região inframamária e a virilha.


Com um diagnóstico clínico simples, o médico consegue identificar esses pólipos, sem a necessidade de exames adicionais e orientar melhor o paciente sobre as formas de tratamento.


Por que se deve retirar os acrocórdons?

Algumas pessoas podem ter sua rotina afetada e a autoestima abalada pela presença dessas “verruguinhas”, além disso, elas podem atrapalhar na hora da depilação da axila, por exemplo, causando uma inflamação, o que gera um desconforto ainda maior.


A remoção, normalmente, é muito eficiente, fácil e não é dolorosa, porém é importante que esse procedimento seja feito por um especialista. Em geral, a anestesia local é usada e as técnicas para a retirada dos acrocórdons envolvem bisturi elétrico, crioterapia (nitrogênio líquido) ou shaving, quando é feita a remoção com tesoura ou lâmina. A cicatrização é muito rápida e, normalmente, a cicatriz fica imperceptível.


Fica um alerta para os tratamentos caseiros, com óleos ou até mesmo com remédios para tratar verrugas, pois estes podem causar um quadro de irritação, inflamação ou até mesmo queimaduras.


Se você está procurando um tratamento para acrocórdons, na região de Osasco-SP, agende uma consulta com a Dra Karolline. Ela pode ajudá-lo a escolher o melhor tratamento para suas necessidades e garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. Não deixe que essas “bolinhas” afetem sua autoestima ou confiança e agende sua consulta hoje mesmo!

IMG_4718 TRATADA_edited (1) (1).png

Principais Dúvidas

Eu sou Karolline Cristina Figueiredo,

Nascida e criada na cidade de Osasco-SP. Desde cedo, descobriu na medicina, sua vocação e, após terminar o ensino médio em sua cidade natal, mudou-se para Marília, no interior do estado, onde cursou medicina, na Universidade de Marília, formando-se no ano de 2008.
O cuidado com as pessoas sempre foi sua paixão e após formada, passou a dedicar-se a realização deste sonho com muito entusiasmo e empenho. Passou a trabalhar no setor de urgência e emergência, tendo feito especialização nesta área, no Hospital Israelita Albert Einstein. Em seguida, fez especialização em medicina ortomolecular, pela BWS.
Após formada, Karolline descobriu uma nova paixão nos cuidados com a pele e saúde dos seus pacientes, por isto, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento na medicina estética. Atualmente, realiza mais uma especialização e está se graduando em dermatologia.
Seu foco é, sem dúvida, o aperfeiçoamento e o cuidado com os pacientes, de forma acolhedora e humanizada.

Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.

A Beleza não tem idade!

Entre em Contato

Fique a vontade para tirar qualquer tipo de dúvida.

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos estéticos e nossa dermatologia clínica.

bottom of page