Rival para o Botox: FDA aprova novo medicamento antirrugas
- Dra. Karolline Figueiredo
- 21 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Assim como o Botox da AbbVie, o novo tratamento é um agente bloqueador neuromuscular, que congela as rugas. É também uma toxina botulínica, que, quando usada conforme as instruções, não é detectada na corrente sanguínea do paciente.
Em estudos submetidos à FDA, o tratamento excedeu, em muito, o efeito de um placebo, com cerca de 80% dos voluntários, sem linhas faciais ou com rugas leves, após quatro meses da injeção e cerca de metade vendo o efeito ao longo de 6 meses.
O medicamento é um dos avanços mais significativos no campo de drogas de injeção facial, estimado em US$ 3,2 bilhões nos Estados Unidos, desde que o Botox – que agora domina 70% do mercado – foi aprovado pela primeira vez, décadas atrás.
O executivo-chefe da Revance Therapeutics, Mark Foley, conta que a empresa estava há anos tentando descobrir um agente bloqueador neuromuscular eficaz, que pudesse ser aplicado na pele, sem agulha.
A aprovação da droga teve um caminho difícil por conta da pandemia. A Revance, com sede em Nashville, inicialmente esperava ter o sinal verde em novembro de 2020, mas a agência dos EUA adiou a inspeção do local de fabricação por causa das restrições de viagem impostas pelo novo coronavírus.
Mas nem tudo são flores. Um dos estudos de Revance, apresentados ao FDA para o uso estético de Daxxify, descobriu que os usuários experimentaram mais efeitos colaterais do que aqueles que receberam um placebo: 6% tiveram dor de cabeça e 2% tiveram episódio de pálpebra caída.
Mas… Daxxify® dura mais que o Botox®?
Daxxify reduz o aparecimento de rugas faciais pelo período de seis a nove meses!!!
Pelos artigos publicados, ainda poucos, sim, mostra maior efetividade clínica. Até porque, o medicamento passou pelos testes clinicos e pela aprovação do FDA, mas ainda não está à venda.
Como comparar algo que ainda sequer está a venda com os mais de 100 milhoes de frascos de Botox® vendidos até hoje? Isso pra falar só do lider de mercado. Fora as outras dezenas de outras marcas a venda por aí.
Difícil, né?
Todas especulações estão ainda em um campo de possibilidades que este medicamento trará, mas, como disse o antigo filósofo grego Aristóteles, “a única verdade é a realidade”. E não existe a realidade clínica do Daxxify®, ainda. Porém, os estudos se mostram promissores.
Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Clínica da Dra Karolline Figueiredo para agendar uma consulta! Você pode agendar via Whatsapp: (11) 996152027/ 972943461.
Comments