10 mitos e verdades sobre a maquiagem
- Dra. Karolline Figueiredo
- 26 de mai. de 2022
- 4 min de leitura
Cuidados com a beleza estão entre as primeiras preocupações das mulheres. Não é para menos, que investimos muito para comprar os produtos mais modernos e com tecnologias inovadoras para ressaltar, ainda mais, nossos pontos positivos. Porém, algumas vezes, nos vemos em meio a mitos e verdades sobre a maquiagem e não sabemos como realmente devemos utilizar os produtos, de modo que eles não afetem a saúde da nossa pele.
Pensando nisso, separamos mitos e verdades sobre a maquiagem, para você tirar o máximo de proveito de todos os produtos que possui. Confira!

1. A maquiagem envelhece a pele
Mito. Esta é uma das afirmações que mais deixam as mulheres nervosas. Afinal, nós usamos a maquiagem para ressaltar nossa beleza natural e esconder algumas imperfeições. Se a maquiagem causasse danos a nossa cútis, ajudasse o envelhecimento precoce e resultasse no aparecimento de manchas na pele, nada mais faria sentido.
O uso correto da maquiagem não causa nenhum desses danos citados acima. Existem outros hábitos que ajudam no envelhecimento precoce da pele, como ingerir bebidas alcoólicas, fumar, não usar protetor solar e a alimentação incorreta.
Podemos ir além; Se produtos que usamos no rosto como base, primer e pó compacto possuem algum fator de proteção solar, o envelhecimento precoce baterá longe de nossas portas!
Mas não podemos nos esquecer de retirar toda a maquiagem antes de dormir, com produtos específicos e fazer uma limpeza com adstringente para garantir que nossos poros não estejam obstruídos por nenhum produto e consigam respirar durante a noite.
2. É preciso hidratar a pele antes da maquiagem
Verdade. Lavar bem o rosto e depois hidratá-lo com um creme específico para seu tipo de pele, ajuda a deixar a cútis mais macia, o que faz com que os produtos de maquiagem sejam melhor aderidos pela pele.
Além disso, aplicar o creme hidratante antes da base, principalmente aquelas de efeito matte, ajuda a deixar a make com um ar mais natural e menos opaco ou pesado.
3. Deixar maquiagem na geladeira aumenta a durabilidade
Mito. As maquiagens devem ser conservadas em lugar seco, arejado e sem exposição direta à luz solar. A geladeira é um lugar fechado e úmido e, ao contrário do que essa ideia propõe, conservar os produtos dentro dela pode danificá-los.
Outro lugar não recomendado para guardar maquiagem é o armário de banheiro, já que este também é um ambiente úmido e com grandes variações de temperatura, o que faz com que as bactérias se proliferem rapidamente.
O mais indicado é armazenar os produtos dentro de um armário bem fechado em um local que não pegue umidade e nem a luz direta do sol.
4. Quem tem pele sensível deve usar maquiagem mineral
Verdade. Quem possui a pele sensível sabe como é difícil encontrar produtos de maquiagem que não causem alergia ou irritação. A boa notícia é que essa afirmação é verdadeira, os makes minerais são ideais para quem tem algum tipo de sensibilidade. Isso porque, a maquiagem mineral é produzida com extratos minerais, vegetais e botânicos, além de ser livre de conservantes e fragrâncias artificiais. Por essas razões ela tem menores chances de desencadear alergias ou irritações.
5. O corretivo ressalta rugas
Verdade. Muito utilizado para disfarçar rugas e linhas de expressão, se não usado com cuidado, o corretivo pode acabar ressaltando essas pequenas marcas em nosso rosto e estragar a maquiagem. Quando o produto possui o acabamento seco ou quando utilizamos em excesso, o efeito é ainda pior.
O mais indicado é escolher um corretivo líquido e que possua algum tipo de ação hidratante que, além de camuflar essas imperfeições, ainda ajuda a tratar do local.
6. Toda sombra pode ser usada molhada
Mito. Existem sombras específicas para serem usadas úmidas ou molhadas. Tentar essa técnica em sombras compacta,s que não são indicadas, pode fazer com que a maquiagem estrague rapidamente. Indo além, esse hábito pode criar um ambiente úmido, propício para a propagação de bactérias na sua sombra, ocasionando danos, tanto à pálpebra, como ao olho. Alergias, irritações e até mesmo infecções podem ser causadas pelo mau uso da sombra.
Antes de usar qualquer produto de maquiagem com água, verifique na embalagem se o fabricante aconselha esta prática. Em caso positivo, depois do uso é preciso deixar a sombra aberta para que a umidade de dentro dela evapore um pouco antes de deixá-la abafada.
7. Podemos retirar a maquiagem apenas com água e sabão
Mito. A água e o sabão retiram um pouco da maquiagem, sim. Mas para fazer uma limpeza profunda da pele do rosto, após o uso de makes é preciso ir além da superficialidade da água com sabonete.
O mais indicado é iniciar a limpeza com água fria e sabonete específico para a pele do seu rosto. Depois, passe demaquilante, com um algodão ou pano macio por toda a pele do rosto, sem esfregar o tecido sobre a cútis, para não causar irritações. Na área dos olhos, o correto é utilizar um demaquilante bifásico, que é capaz de retirar todo o rímel, sem agredir os cílios.
8. O corretivo deve ser em um tom mais claro do que a pele
Mito. Mais uma afirmação que muitas pessoas acreditam, cegamente, ser verdade. Principalmente se for usado para disfarçar as olheiras, o corretivo deve ser exatamente no mesmo tom da pele, assim como a base. Caso ele seja um pouco mais claro, ficará muito aparente ao final da maquiagem e ainda poderá deixar a área com um tom acinzentado.
Caso as olheiras estejam muito aparentes e com um tom azulado, o corretivo na tonalidade coral é o mais indicado. Depois por cima, aplicamos a base e a cor some como em um passe de mágica.
9. O BB cream substitui a base
VERDADE. Apesar de variar, de acordo com a marca, uma das propostas desse item é, justamente, oferecer acabamento de base – mesmo que mais leve. Para garantir uma maior cobertura, a dica é aumentar a quantidade de camadas aplicadas.
10. O batom escuro envelhece o visual
MITO. De modo geral, os tons fechados deixam o look mais sóbrio, não necessariamente envelhecido. Vale saber: lábios finos ficam ainda menores quando escuros. Para amplia-los, crie um contorno falso, levemente para fora da boca, com lápis da cor do batom.
Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre a maquiagem, use todos os produtos que mais gosta, sem medo. Não esqueça de nossas dicas para retirar corretamente o make, para utilizar da forma adequada os produtos e para conservá-los, sem os perigos da proliferação de bactérias.
Comments