top of page

Alerta para os riscos do contato com frutas cítricas, antes da exposição ao sol

Atualizado: 5 de jan. de 2024



A cena é clássica: Na beira da piscina ou na praia, com a turma reunida e alguém fica responsável pela preparação da caipirinha. O problema ocorre quando isso é feito no sol, e sua consequência natural é o aparecimento de manchas na pele, causadas pela ação do líquido do limão, em contato com a pele. Esta fruta, no entanto, não é a única vilã da sua pele, nesses momentos. A laranja, a manga, a mexerica e o abacaxi também precisam de cuidados para evitar o mesmo problema.


Este inconveniente pode ter intensidades variáveis, que vão, desde manchas escuras, até lesões bolhosas, intensamente dolorosas. A simples lavagem das mãos, normalmente, não é suficiente para prevenir o aparecimento das lesões, após a exposição ao sol. Há necessidade que o local seja lavado, muitas vezes com sabonete e água corrente abundante.


Em caso de queimadura de limão, faça compressas com soro fisiológico e chá de camomila, para aliviar o incômodo, aplique protetor solar a seguir, para proteger a pele e procure um médico dermatologista para avaliar a lesão. Se a queimadura formar bolhas, o que pode acontecer nos casos mais graves, nunca as estoure.

O tratamento da queimadura de limão pode ser feito através de pomadas com corticoides, cremes hidratantes e filtros solares. Também podem ser indicados produtos clareadores para eliminar, mais rapidamente, a mancha escura da pele.

A fitofotodermatose, termo médico para a queimadura provocada por limão e outras frutas cítricas, ocorre porque o suco do limão provoca uma reação alérgica na pele, ao entrar em contato com os raios ultravioletas do sol.

A reação alérgica provoca um processo inflamatório e surgem, então, manchas avermelhadas na pele, que podem causar coceira ou ardência. Nos casos mais graves, pode haver, inclusive, a formação de bolhas.

É importante lembrar que o protetor solar não evita a queimadura de limão. Lave também o rosto, principalmente ao redor da boca, após beber sucos ou caipirinhas de limão.

Como alternativa, aconselho a utilização de luvas, ao espremer o limão, ou manusear outras frutas cítricas, além de tomar cuidado com os respingos, que podem ocorrer no antebraço e no braço.

Consulte um médico dermatologista, se notar qualquer sinal de vermelhidão na pele, após manipular frutas cítricas. As queimaduras devem receber um tratamento adequado, o quanto antes, para evitar o agravamento do quadro.


AGENDE UMA CONSULTA!


A clínica da Dra Karolline Figueiredo é o lugar certo para você cuidar da saúde da sua pele, cabelos e unhas de forma eficiente, segura e acessível. CASO TENHA ALGUMA DÚVIDA, É SÓ FALAR COM A GENTE!



Comentarios


IMG_4718 TRATADA_edited (1) (1).png

Principais Dúvidas

  • No meu caso é indicado Roacutan?
    O Roacutan, Isotretinoína oral, é um tratamento antes indicado apenas para casos muito graves de acne. Com o conhecimento atual quanto à eficácia e segurança desse tratamento, passamos a beneficiar mais pacientes. A acne é uma doença da pele e deve ser tratada como tal. Ao se indicar um tratamento, deve-se considerar o histórico de tratamentos prévios, a presença de cicatrizes em formação, problemas com a adesão aos tratamentos tópicos por tempo prolongado e o comprometimento da auto-estima.
  • Quanto tempo eu vou ter que tratar a acne?
    O tratamento da acne com uso de medicamentos tópicos (sabonetes, géis) e/ou antibióticos, deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, que vai modificar o tratamento conforme a necessidade de cada um. Na maioria das vezes, a melhora demora algumas semanas para ser percebida, sendo comum a interrupção por parte dos pacientes quando ocorre essa melhora, seguida retorno das lesões. Assim, mesmo que sua pele esteja melhor, como a tendência à acne persiste, é indicado um tratamento de manutenção.
  • Mesmo lavando o rosto várias vezes ao dia a pele continua oleosa, é normal?"
    Evite lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso tende a estimular as glândulas sebáceas, causando piora da oleosidade e da acne. Também pode haver ressecamento (perda de água) predispondo a irritações. Procure lavar o rosto 2 vezes ao dia e com sabonetes adequados à sua pele.
  • Luz de lâmpadas podem manchar a pele?
    Além do sol, outras fontes de luz visível, como lâmpadas, ou mesmo telas de computadores, podem desencadear problemas em pessoas muito sensíveis a luz, como as que tem tendência a melasma ou doenças como Lúpus Eritematoso, por exemplo. Para proteger-se does efeitos dessa luz, é necessário uso de filtros físicos, aqueles mais espessos e brancos ou que tenham cor de base.

Eu sou Karolline Cristina Figueiredo,

Nascida e criada na cidade de Osasco-SP. Desde cedo, descobriu na medicina, sua vocação e, após terminar o ensino médio em sua cidade natal, mudou-se para Marília, no interior do estado, onde cursou medicina, na Universidade de Marília, formando-se no ano de 2008.
O cuidado com as pessoas sempre foi sua paixão e após formada, passou a dedicar-se a realização deste sonho com muito entusiasmo e empenho. Passou a trabalhar no setor de urgência e emergência, tendo feito especialização nesta área, no Hospital Israelita Albert Einstein. Em seguida, fez especialização em medicina ortomolecular, pela BWS.
Após formada, Karolline descobriu uma nova paixão nos cuidados com a pele e saúde dos seus pacientes, por isto, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento na medicina estética. Atualmente, realiza mais uma especialização e está se graduando em dermatologia.
Seu foco é, sem dúvida, o aperfeiçoamento e o cuidado com os pacientes, de forma acolhedora e humanizada.

Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.

A Beleza não tem idade!

Entre em Contato

Fique a vontade para tirar qualquer tipo de dúvida.

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos estéticos e nossa dermatologia clínica.

bottom of page