Alerta para os riscos do contato com frutas cítricas, antes da exposição ao sol
- Dra. Karolline Figueiredo
- 5 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2024

A cena é clássica: Na beira da piscina ou na praia, com a turma reunida e alguém fica responsável pela preparação da caipirinha. O problema ocorre quando isso é feito no sol, e sua consequência natural é o aparecimento de manchas na pele, causadas pela ação do líquido do limão, em contato com a pele. Esta fruta, no entanto, não é a única vilã da sua pele, nesses momentos. A laranja, a manga, a mexerica e o abacaxi também precisam de cuidados para evitar o mesmo problema.
Este inconveniente pode ter intensidades variáveis, que vão, desde manchas escuras, até lesões bolhosas, intensamente dolorosas. A simples lavagem das mãos, normalmente, não é suficiente para prevenir o aparecimento das lesões, após a exposição ao sol. Há necessidade que o local seja lavado, muitas vezes com sabonete e água corrente abundante.
Em caso de queimadura de limão, faça compressas com soro fisiológico e chá de camomila, para aliviar o incômodo, aplique protetor solar a seguir, para proteger a pele e procure um médico dermatologista para avaliar a lesão. Se a queimadura formar bolhas, o que pode acontecer nos casos mais graves, nunca as estoure.
O tratamento da queimadura de limão pode ser feito através de pomadas com corticoides, cremes hidratantes e filtros solares. Também podem ser indicados produtos clareadores para eliminar, mais rapidamente, a mancha escura da pele.
A fitofotodermatose, termo médico para a queimadura provocada por limão e outras frutas cítricas, ocorre porque o suco do limão provoca uma reação alérgica na pele, ao entrar em contato com os raios ultravioletas do sol.
A reação alérgica provoca um processo inflamatório e surgem, então, manchas avermelhadas na pele, que podem causar coceira ou ardência. Nos casos mais graves, pode haver, inclusive, a formação de bolhas.
É importante lembrar que o protetor solar não evita a queimadura de limão. Lave também o rosto, principalmente ao redor da boca, após beber sucos ou caipirinhas de limão.
Como alternativa, aconselho a utilização de luvas, ao espremer o limão, ou manusear outras frutas cítricas, além de tomar cuidado com os respingos, que podem ocorrer no antebraço e no braço.
Consulte um médico dermatologista, se notar qualquer sinal de vermelhidão na pele, após manipular frutas cítricas. As queimaduras devem receber um tratamento adequado, o quanto antes, para evitar o agravamento do quadro.
AGENDE UMA CONSULTA!
A clínica da Dra Karolline Figueiredo é o lugar certo para você cuidar da saúde da sua pele, cabelos e unhas de forma eficiente, segura e acessível. CASO TENHA ALGUMA DÚVIDA, É SÓ FALAR COM A GENTE!
Comentarios