Bioestimuladores de Colágeno: Indicações, cuidados, preço e mais.
- Dra. Karolline Figueiredo
- 16 de fev. de 2022
- 6 min de leitura

Os bioestimuladores já fazem parte da rotina de tratamentos avançados da dermatologia estética moderna.
Para entender o motivo da sua adoção em grande escala, é preciso entender sua natureza e os motivos pelos quais eles são indicados aos pacientes.
Entenda:
A Flacidez e o Colágeno
A flacidez é um processo natural da pele que ocorre devido ao envelhecimento e a perda de colágeno – proteína produzida pelo nosso corpo, responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele.
Com o passar dos anos, ocorre a diminuição na produção e síntese de colágeno, o que faz as pessoas procurarem cada vez mais alternativas para minimizar os efeitos da flacidez.
Uma das opções disponíveis no mercado da medicina estética são os tratamentos com os bioestimuladores de colágeno.
Conheça:
O que são Bioestimuladores de Colágeno
Os bioestimuladores de colágeno, como o próprio nome já sugere, são substâncias capazes de estimular a produção desta proteína nas células do nosso corpo, proporcionando um efeito rejuvenescedor natural em nossa pele.
Eles pertencem a uma categoria de preenchedores que podem ser injetados em várias partes do nosso corpo como rosto, pescoço, abdômen e glúteos por exemplo, através de um procedimento pouco invasivo.
5 benefícios dos bioestimuladores de colágeno
A quantidade de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente, mas a partir de três sessões com a aplicação de bioestimuladores, já é possível perceber diversos benefícios para a aparência:
Redução da flacidez
O colágeno é a proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele. Quando os bioestimuladores são injetados, aumentam a produção de colágeno, e consequentemente a flacidez passa a diminuir gradativamente. Esse efeito é obtido nas mais diversas áreas do corpo, como rosto, pescoço, braços, abdômen, coxas e glúteos.
Tratamentos para as rugas
A partir dos 25 anos, o organismo passa a produzir menos colágeno, tornando a pele mais suscetível ao surgimento de rugas e linhas de expressão. Com a aplicação dos bioestimuladores, o rosto ganha mais sustentação, a profundidade dos vincos diminui e a pele fica visivelmente mais jovial. Além da face, o tratamento é efetivo para tratar as linhas que surgem no pescoço.
Diminuição da celulite
A celulite é associada a dois fatores: o acúmulo de gordura e a flacidez. O protocolo é personalizado de acordo com as queixas de cada paciente e apresenta resultados graduais e progressivos.
Efeito preenchedor
Alguns tipos de bioestimuladores possuem dois efeitos na pele: estímulo à produção de colágeno e volumização. Esse preenchimento é mais sutil do que o proporcionado pelo ácido hialurônico, por exemplo, mas é excelente para repor o que foi perdido por causa do envelhecimento. O procedimento é comumente feito nas mãos e rosto, tornando a aparência mais jovial.
Redução da papada
Como citado anteriormente, os bioestimuladores são substâncias excelentes no tratamento da flacidez – uma das causadoras da papada. Para melhorar a aparência da região e definir os contornos do rosto, as substâncias são aplicadas perto do osso mandibular e nas áreas do pescoço onde a pele é mais flácida. Os resultados costumam ser visíveis a partir do segundo mês de aplicação.
Quais são os principais
As principais substâncias bioestimuladoras de colágeno disponíveis no mercado atualmente são: o ácido poli-l-lático (Sculptra e Elleva) , a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e Diamond), a policaprolactona ( Elansé ) e os fios PDO. Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.
1-Ácido Poli-L-lático – Sculptra/ Elleva
O ácido poli-L-lático, também conhecido no mercado da medicina estética pelo seu nome comercial: Sculptra é um bioestimulador que permite a reestruturação da pele, estimulando a produção de colágeno e combatendo a flacidez.
Ele atua suavizando os danos dos tecidos causados pelo envelhecimento natural, corrigindo a espessura da pele, melhorando o contorno facial e corporal e atenuando sulcos, rugas e marcas de expressão.
Geralmente é usado no rosto em áreas de pouca mobilidade para dar sustentação, sendo contraindicado na região dos olhos e lábios e também pode ser aplicado em outras áreas do corpo como braços, coxas, glúteos e abdômen, no combate à celulite e flacidez.
2-Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse e Diamond
A hidroxiapatita de cálcio ou Radiesse ou Diamond (nomes comerciais), é uma substância que têm dupla função: atua tanto como substância preenchedora quanto como bioestimuladora.
Na primeira função possui um efeito imediato, sendo indicada para preencher regiões do rosto, amenizando rugas e marcas de expressão.
Também é usada nas mãos, tratando a perda de volume que acontece com o passar dos anos.
Já em outras regiões do corpo como abdômen, coxas e glúteos, a hidroxiapatita de cálcio é usada para estimular a produção natural de colágeno, agindo na recuperação da firmeza e elasticidade da pele.
3-Policaprolactona – Elansé
A policaprolactona também conhecida como Elansé, é um produto que, além de ser capaz de proporcionar um preenchimento instantâneo de regiões com perda de volume devido à diminuição natural de gordura, também atua estimulando a produção de colágeno.
Esse bioestimulador melhora a textura e aparência da pele, deixando-a mais sedosa e com aspecto mais saudável, indicado para tratar regiões como a testa, maçãs do rosto, queixo, têmporas, bigode chinês e mandíbula. Não é indicado para a região das pálpebras nem dos lábios.
4-Fios PDO
Os fios PDO são usados para a suspensão dos tecidos do rosto e do corpo, além de estimularem a produção de colágeno. Esse tipo de bioestimulador é feito de materiais biocompatíveis com o tecido humano, sendo totalmente reabsorvível pelo organismo.
Sua aplicação é capaz de promover a ativação de fibroblastos e consequente produção de colágeno, sendo usado para melhorar a espessura da pele e melhorar o aspecto de rugas finas como pés de galinha, códigos de barra e rugas do sorriso na bochecha.
Como funcionam
As substâncias bioestimuladoras normalmente são injetadas na derme profunda, em tecidos de gordura e na proximidade dos ossos através de microcânulas e provocam no local uma leve reação inflamatória.
Essa reação é responsável pela ativação dos fibroblastos – células responsáveis pela produção de colágeno em nosso organismo, e posterior produção de novas fibras de sustentação da pele.
Onde podem ser aplicados
Os bioestimuladores podem ser aplicados em regiões do rosto como testa, têmporas, maçãs, bochechas, queixo, mandíbula e pescoço. São contraindicados para a região dos olhos e lábios. Também podem ser utilizados para repor o volume e disfarçar a aparência enrugada das mãos.
Em alguns casos costuma-se utilizá-los em outras regiões do corpo como abdômen, coxas e glúteos, já que são capazes de estimular a produção natural de colágeno, agindo na recuperação da firmeza e elasticidade da pele.
Como é a aplicação
O tratamento com os bioestimuladores deve ser realizado por profissionais especializados, no próprio consultório. Antes da aplicação, faz-se necessário o uso de algum anestésico local e tópico.
Por ser um procedimento não invasivo, ou seja, não utiliza cortes, os pacientes podem retomar as atividades de sua rotina normalmente, mas não é recomendado fazer nenhum tipo de esforço físico nas 24 horas posteriores à aplicação.
Dúvidas Comuns
1-Quais resultados esperados?
Os resultados esperados após o procedimento com bioestimuladores de colágeno costumam ser percebidos em até 6 semanas após a primeira aplicação, com resultado máximo após 3 meses.
Os efeitos são progressivos e prolongados, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após a aplicação, proporcionando um efeito rejuvenescedor natural na pele.
2-Qual a duração do tratamento com bioestimuladores?
A duração do tratamento com os bioestimuladores de colágeno pode variar de acordo com alguns fatores, como a densidade do produto utilizado, a reação do organismo do paciente e seus hábitos de vida.
3-Qual o preço da aplicação de bioestimuladores?
O preço de um tratamento com bioestimuladores de colágeno pode variar de acordo com o local a ser tratado e com uma possível associação de procedimentos.
O número de sessões e o protocolo a ser utilizado também são variáveis e ficarão sujeitos a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.
4-Existem riscos ou efeitos colaterais?
Após a aplicação, dependendo da sua opção de Bioestimulador, pode sim haver alguns efeitos colaterais. Pela produção rápida de colágeno, é muito comum que alguns hematomas e nodulações apareçam nas regiões aplicadas. Eles vão sumir com o tempo, deixando somente a pele renovada e linda.
A aplicação é feita através de uma seringa, que injeta as substâncias em pontos estratégicos da pele, assim como é feito com o ácido hialurônico. É uma sessão bem tranquila e que tem evoluído cada vez mais, deixando as áreas de aplicação com o menos danos e com mais resultados positivos.
Venha conhecer a Clínica da Dra. Karolline Figueiredo
Para que os resultados sejam melhores e tenham a qualidade esperada, você deve procurar um especialista na área. É muito importante que esses procedimentos que envolvem os Bioestimuladores, sejam realizados por um dermatologista que entende do assunto e que vai te proporcionar uma ótima experiência.
Nossa clinica trabalha com seriedade no mercado e sempre mostrou seu profissionalismo. Possuímos vários procedimentos para melhorar a saúde da sua pele. Quer saber mais sobre esse tratamento e os benefícios dos Bioestimuladores? Conte com a nossa equipe para te ajudar a ter uma experiência incrível.