Botox nas axilas é tratamento para combater suor excessivo
- Dra. Karolline Figueiredo
- 29 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jul. de 2022

Embora seja fisiológico e tenha uma função importante na regulação da temperatura corporal, o suor, quando em excesso, acaba se tornando um problema, prejudicando, inclusive, a saúde psicologia, a autoestima e a vida social das pessoas.
Quando não havia o tratamento com Botox, só quem tinha um quadro grave pensava em apelar para o único tratamento disponível: a cirurgia de retirada de glândulas. A toxina ganhou, com isso, ares de substância libertadora.
- Como se chama o suor em excesso?
A sudorese excessiva é chamada de hiperidrose.
- Mas como saber se o suor está além da conta?
Normalmente, em dias ensolarados e quando praticamos atividade física, é normal transpirar. Já nos casos de hiperidrose, o suor excessivo está presente mesmo se o clima estiver nublado e frio. Sem cura, essa hiperatividade das glândulas sudoríparas, que ocorre principalmente nas axilas, mãos, pés e rosto, pode ser causada por diversos motivos, como problemas emocionais e genéticos, doenças e até o consumo de certos medicamentos. Há uma série de tratamentos para resolver o problema --de uso de antitranspirantes e cremes à cirurgia para remover as glândulas--, mas a aplicação da toxina botulínica tem se destacado por ser eficaz e pouco invasiva.
- Como é feito o botox nas axilas?
Aplica- se pomada anestésica na região e, em seguida, a toxina é aplicada por meio de agulhas fininhas. As glândulas sudoríparas estão ligadas a um nervo, responsável pela sudorese. O botox paralisa esse nervo, fazendo com ele não consiga agir. Assim, o suor desaparece. O procedimento é rápido (leva cerca de 20 minutos). Em duas semanas, já dá para sentir os resultados , que duram aproximadamente seis meses.
- Efeitos colaterais e contraindicação
Inchaço e dor no local da aplicação são os efeitos colaterais mais comuns do procedimento. No entanto, em casos raros pode acontecer o suor compensatório em alguma outra região do corpo.
Grávidas, lactantes e pacientes com doenças degenerativas não têm indicação para o tratamento.
Além das axilas, a palma das mãos, a sola dos pés, o couro cabeludo e a virilha podem receber aplicações de Botox para reduzir a transpiração.
Se interessou, marque uma consulta de avaliação. WhatsApp: (11) 99615-2027.
Comments