top of page

Já ouviu falar do protetor solar em pílulas? Isso existe?


Já imaginou não ter mais o trabalho de passar filtro solar no rosto e no corpo todo, nem a necessidade de reaplicá-lo a cada duas horas e muito menos a preocupação de que ele saia da pele quando você entra na água ou transpira muito? Esse é o pensamento que vem à cabeça de muita gente quando vê uma caixinha de protetor solar em cápsulas na farmácia.

A primeiro coisa que precisamos entender é que protetor solar em cápsulas não existe, e é importante diferenciar isso muito bem para que você use ou não use com os objetivos certos.

Todo mundo sabe que todo Dermatologista sempre recomenda passar protetor solar independente da estação do ano, tipo de pele ou se está ensolarado ou nublado. Essa preocupação é que a proteção solar não só diminui os danos do sol causado na pele, mas também previne o envelhecimento precoce e protege contra o câncer de pele.

Atualmente no mercado, são vendidos “protetores solares orais”, que na verdade são substâncias com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios, com efeito de ampliar a proteção do nosso corpo evitando as agressões dos radicais livres causados pelo sol.



Como funcionam?

Quando a luz solar atinge a pele, radicais livres são liberados desencadeando reações que prejudicam o funcionamento das células que, com o desgaste contínuo, perdem a capacidade de se defender e dão lugar a manchas, flacidez e até câncer de pele.

Os fotoprotetores orais atuam justamente na prevenção desse efeito indesejável sob a pele, neutralizando a ação dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz.


OS Principais são:

Betacaroteno – O betacaroteno é um antioxidante que traz dois benefícios para a exposição solar: previne o envelhecimento da pele e ajuda a deixar a cor do bronzeado mais uniforme e brilhante. É necessário ingerir betacaroteno durante todo o ano e com frequência, porque os resultados podem demorar até 12 semanas para aparecer. A quantidade recomendada é de, no mínimo, 15 miligramas por dia.


Vitaminas E e C – Quando combinadas, estas duas vitaminas apresentam resultados satisfatórios na proteção da pele. Após a primeira semana de consumo de fotoprotetores orais com essas vitaminas antioxidantes, a pele fica mais protegida da ação prejudicial dos radicais livres.


Pycnogenol – O pycnogenol é uma substância antioxidante eficaz na prevenção e no tratamento dos danos desencadeados pela exposição solar, como o melasma. Este é um exemplo de fotoprotetor oral que também tem propriedades anti-inflamatórias e atua na proteção do coração.


Oli-ola – Cápsulas de oli-ola são feitas a partir do fruto da oliveira. Esta é uma boa opção de fotoprotetor oral porque ajuda a combater o processo de envelhecimento da pele causado pela exposição solar. Tomar cápsulas de oli-ola também pode ser útil no tratamento do melasma, porque elas atuam no clareamento cutâneo e na redução de manchas.


Goji berry – O goji berry, fruto originário do Tibet, recentemente ganhou fama no Brasil por trazer benefícios para quem busca emagrecer. Mas, consumir este completo alimento traz outras vantagens para a saúde: melhora o humor, regula o colesterol e aumenta as defesas do organismo. Cápsulas de goji berry também podem ser utilizadas para proteger a pele da exposição solar: o fruto é rico em betacaroteno, substância que possui ação fotoprotetora.


Luteína - A luteína é um carotenóide que atua na proteção dos olhos, prevenção de câncer, melhora a pele. O sistema cardiovascular e imunológico também é beneficiado por essa substância. Ela atua ainda como antioxidante, e por isso traz diversos benefícios.


QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Como reforçam as defesas da pele, os filtros orais evitam os efeitos nocivos pós-exposição ao sol, como vermelhidão, alergia, aparecimento de manchas e perda de elasticidade quando usados regularmente. Eles colaboram para conseguir um bronzeado gradual e uniforme e são considerados bons coadjuvantes no tratamento de doenças de pele como melasma, vitiligo e xeroderma pigmentoso (uma doença genética rara).

Pessoas que têm tendência a desenvolver câncer de pele também podem se beneficiar dos fotoprotetores orais. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos.


EXISTE CONTRA INDICAÇÃO?

Não existem estudos conhecidos que apontem malefícios no uso dos fotoprotetores orais. Ricas em antioxidantes, estas cápsulas trazem diferentes benefícios para o corpo e para a saúde, além da proteção solar. Mas é importante lembrar que devem ser consumidos com frequência para apresentar resultados e que esta proteção não substitui o filtro solar, apenas potencializa seus efeitos.



Onde encontrar: pode ser adquirido em farmácias. Você também pode mandar fazer um específico para você, seguindo as indicações de um médico. A dosagem de pycnogenol, por exemplo, ideal para tratar o melasma deve ser prescrita por um profissional.

Não esquecer de antes de iniciar a ingestão das pílulas para fotoproteção, é recomendado consultar um dermatologista. O uso desses antioxidantes não substiui jamais o uso do protetor solar. A fotoproteção oral funciona apenas em uma ação conjunta. Precisamos também de formas físicas, como chapéus, óculos e camisetas, para combater a radiação UV.




Comentarios


IMG_4718 TRATADA_edited (1) (1).png

Principais Dúvidas

  • No meu caso é indicado Roacutan?
    O Roacutan, Isotretinoína oral, é um tratamento antes indicado apenas para casos muito graves de acne. Com o conhecimento atual quanto à eficácia e segurança desse tratamento, passamos a beneficiar mais pacientes. A acne é uma doença da pele e deve ser tratada como tal. Ao se indicar um tratamento, deve-se considerar o histórico de tratamentos prévios, a presença de cicatrizes em formação, problemas com a adesão aos tratamentos tópicos por tempo prolongado e o comprometimento da auto-estima.
  • Quanto tempo eu vou ter que tratar a acne?
    O tratamento da acne com uso de medicamentos tópicos (sabonetes, géis) e/ou antibióticos, deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, que vai modificar o tratamento conforme a necessidade de cada um. Na maioria das vezes, a melhora demora algumas semanas para ser percebida, sendo comum a interrupção por parte dos pacientes quando ocorre essa melhora, seguida retorno das lesões. Assim, mesmo que sua pele esteja melhor, como a tendência à acne persiste, é indicado um tratamento de manutenção.
  • Mesmo lavando o rosto várias vezes ao dia a pele continua oleosa, é normal?"
    Evite lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso tende a estimular as glândulas sebáceas, causando piora da oleosidade e da acne. Também pode haver ressecamento (perda de água) predispondo a irritações. Procure lavar o rosto 2 vezes ao dia e com sabonetes adequados à sua pele.
  • Luz de lâmpadas podem manchar a pele?
    Além do sol, outras fontes de luz visível, como lâmpadas, ou mesmo telas de computadores, podem desencadear problemas em pessoas muito sensíveis a luz, como as que tem tendência a melasma ou doenças como Lúpus Eritematoso, por exemplo. Para proteger-se does efeitos dessa luz, é necessário uso de filtros físicos, aqueles mais espessos e brancos ou que tenham cor de base.

Eu sou Karolline Cristina Figueiredo,

Nascida e criada na cidade de Osasco-SP. Desde cedo, descobriu na medicina, sua vocação e, após terminar o ensino médio em sua cidade natal, mudou-se para Marília, no interior do estado, onde cursou medicina, na Universidade de Marília, formando-se no ano de 2008.
O cuidado com as pessoas sempre foi sua paixão e após formada, passou a dedicar-se a realização deste sonho com muito entusiasmo e empenho. Passou a trabalhar no setor de urgência e emergência, tendo feito especialização nesta área, no Hospital Israelita Albert Einstein. Em seguida, fez especialização em medicina ortomolecular, pela BWS.
Após formada, Karolline descobriu uma nova paixão nos cuidados com a pele e saúde dos seus pacientes, por isto, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento na medicina estética. Atualmente, realiza mais uma especialização e está se graduando em dermatologia.
Seu foco é, sem dúvida, o aperfeiçoamento e o cuidado com os pacientes, de forma acolhedora e humanizada.

Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.

A Beleza não tem idade!

Entre em Contato

Fique a vontade para tirar qualquer tipo de dúvida.

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos estéticos e nossa dermatologia clínica.

bottom of page