Páscoa: afinal, chocolate faz mal à pele? O consumo de chocolate, causa espinha?
- Dra. Karolline Figueiredo
- 20 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Recupere a pele após a Páscoa
Nessa última semana, considerada a data mais doce do ano, a Páscoa impulsiona o consumo, devido ao aumento da oferta de produtos, como ovos, barras e bombons de chocolates. Mas será que o chocolate faz mal à pele?
O consumo em excesso pode aumentar o aparecimento da acne em pessoas que já possuem pré-disposição para a doença. Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O aumento da oleosidade ocorre devido a um pico de insulina, responsável por levar o açúcar para dentro da célula.
O problema não é o cacau, e sim, o açúcar contido nas diversas opções disponíveis no mercado. O cacau é fonte de energia e possui benefícios para a saúde. O consumo de alimentos com cacau, como chocolate meio amargo ou amargo, protege o coração, auxilia na circulação sanguínea, melhora o HDL (bom colesterol), tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, além de relaxar e proporcionar sensação de bem-estar.
Para quem tem acne, a recomendação é o consumo do chocolate amargo ou meio amargo, em pequenas quantidades (13g ou 4 quadradinhos). Se a pessoa não conseguir deixar de saborear o chocolate ao leite e a acne piorar, uma dica é associar o consumo a tratamentos dermatológicos. Existem tratamentos que podem ser feitos em casa, com vários produtos para uso tópico e produtos de uso sistêmico, como antibiótico e outras medicações ingeridas via oral.
Destaco ainda, os perigos das versões diets, que são geralmente vistas como "do bem" e têm o consumo liberado. Elas podem ser um problema quando o assunto é oleosidade. Porque, apesar de não ter açúcar, a fórmula leva gordura com potencial para desequilibrar a produção de sebo na pele.
Tratando a pele após os abusos da Páscoa
Se você realmente enfiou o pé na jaca e comeu todo o chocolate que podia durante o feriado, não se culpe, apenas pense nos cuidados daqui para frente, ok?
O ideal é manter o skincare em dia, porque a pele é um estímulo constante, ou seja, não adianta cuidar um dia e esquecer-se da rotina no outro, viu? O cuidado deve ser diário. Além de fazer a higienização correta de manhã e antes de dormir, não deixe de aplicar o hidratante e os ácidos indicados pelo seu dermatologista.
E se a acne realmente aparecer? Nesse caso, a dica é não espremê-la de jeito nenhum e passar longe das receitas caseiras e milagrosas para espinhas, pois tem grandes chances disso piorar o quadro.
A automedicação não é recomendada. É importante sempre procurar um médico especialista, porque o uso do chocolate pode provocar vários tipos de acne, em vários graus, e cada um tem um tipo de tratamento.
Se quiser tirar dúvidas sobre este ou outros conteúdos, mande mensagem ou entre em contato pelo Whatsapp: (11) 972943461.
Comments