top of page

Queda de cabelo e Covid-19


O eflúvio telógeno é uma das causas mais comuns de queda de cabelo. É caracterizado por uma perda capilar difusa, devido a uma mudança abrupta do ciclo capilar, da fase anágena (crescimento) para fase telógena (fase de repouso), com predisposição a queda. Ele ocorre, geralmente, de 2 a 3 meses após a doença, sendo autolimitado, com resolução completa após 6 meses, sem deixar sequelas.


O que causa o eflúvio telógeno?


O eflúvio telógeno não é uma consequência apenas da infecção pelo Coronavírus. Ele pode ocorrer por diversos fatores, como:

• estresse;

• traumas;

• deficiências nutricionais;

• estados febris;

• doenças endócrinas e

• drogas.


Como tratar?


Ao sofrer dessa sequela, muitas pessoas procuram entender como tratar a queda de cabelo pós-Covid. Normalmente, não é preciso realizar algum tratamento médico, uma vez que o ciclo capilar tende a retornar ao normal após um período de 6 meses da doença.

Mas se você está muito preocupado, pode optar pela mudança de hábitos para fortalecer os fios, como:


• não usar tinturas ou outros produtos químicos, e

• ter uma dieta bem nutritiva para fortalecer os fios.


Quando é preciso se preocupar com a queda de cabelo pós-Covid?


A queda de cabelo pós-Covid tende a passar sozinha em até seis meses, mas pode levar menos tempo que isso. Nesse período será comum ver muitos fios no ralo, após lavar o cabelo ou perceber a sua queda com o simples ato de mexer no cabelo.

Existem muitos problemas que também podem causar a queda de cabelo que não estão relacionados com a Covid-19, mas exigem atenção, como:


• problemas hormonais;

• menopausa ou andropausa;

• alimentação indevida e

• anemia.


Caso o seu problema esteja durando mais que isso ou você ache que os fios estão caindo mais do que deveriam, faça uma consulta médica para verificar se não há outros motivos por trás da perda capilar.

Vale ressaltar que essa recomendação é ainda mais importante para os pacientes que contam com casos de calvície na família, já que o eflúvio telógeno pode predispor essa doença, que tem sérias consequências na autoestima dos homens e das mulheres.


Procure a Clínica da Dra Karolline Figueiredo


Como vimos ao longo deste artigo, a queda de cabelo pós-Covid é uma das sequelas mais presentes em muitos pacientes recuperados da infecção pelo novo coronavírus, atingindo cerca de 25% deles.

Além disso, vimos que a queda de cabelos provocada pela Covid é, em geral, multifatorial. Sendo assim, é fundamental uma avaliação individualizada do seu quadro, para que o especialista possa identificar seus fatores de queda e, consequentemente, indicar o melhor tratamento.

Vimos também que uma ação mais rápida, no sentido de buscar uma avaliação especializada e o devido tratamento, pode acelerar bastante o tempo de recuperação da queda dos fios.

Fazer tratamentos por conta própria ou suplementação de nutrientes,pode não ser o que seu cabelo precisa.



Caso você (ou alguém próximo) esteja sofrendo uma queda acentuada dos cabelos, relacionada à Covid-19 ou por qualquer outro motivo, nós podemos ajuda-lo (a). Entre em contato pelo número: (11) 99615-2027 ou pelo site.


Comments


IMG_4718 TRATADA_edited (1) (1).png

Principais Dúvidas

  • No meu caso é indicado Roacutan?
    O Roacutan, Isotretinoína oral, é um tratamento antes indicado apenas para casos muito graves de acne. Com o conhecimento atual quanto à eficácia e segurança desse tratamento, passamos a beneficiar mais pacientes. A acne é uma doença da pele e deve ser tratada como tal. Ao se indicar um tratamento, deve-se considerar o histórico de tratamentos prévios, a presença de cicatrizes em formação, problemas com a adesão aos tratamentos tópicos por tempo prolongado e o comprometimento da auto-estima.
  • Quanto tempo eu vou ter que tratar a acne?
    O tratamento da acne com uso de medicamentos tópicos (sabonetes, géis) e/ou antibióticos, deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, que vai modificar o tratamento conforme a necessidade de cada um. Na maioria das vezes, a melhora demora algumas semanas para ser percebida, sendo comum a interrupção por parte dos pacientes quando ocorre essa melhora, seguida retorno das lesões. Assim, mesmo que sua pele esteja melhor, como a tendência à acne persiste, é indicado um tratamento de manutenção.
  • Mesmo lavando o rosto várias vezes ao dia a pele continua oleosa, é normal?"
    Evite lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso tende a estimular as glândulas sebáceas, causando piora da oleosidade e da acne. Também pode haver ressecamento (perda de água) predispondo a irritações. Procure lavar o rosto 2 vezes ao dia e com sabonetes adequados à sua pele.
  • Luz de lâmpadas podem manchar a pele?
    Além do sol, outras fontes de luz visível, como lâmpadas, ou mesmo telas de computadores, podem desencadear problemas em pessoas muito sensíveis a luz, como as que tem tendência a melasma ou doenças como Lúpus Eritematoso, por exemplo. Para proteger-se does efeitos dessa luz, é necessário uso de filtros físicos, aqueles mais espessos e brancos ou que tenham cor de base.

Eu sou Karolline Cristina Figueiredo,

Nascida e criada na cidade de Osasco-SP. Desde cedo, descobriu na medicina, sua vocação e, após terminar o ensino médio em sua cidade natal, mudou-se para Marília, no interior do estado, onde cursou medicina, na Universidade de Marília, formando-se no ano de 2008.
O cuidado com as pessoas sempre foi sua paixão e após formada, passou a dedicar-se a realização deste sonho com muito entusiasmo e empenho. Passou a trabalhar no setor de urgência e emergência, tendo feito especialização nesta área, no Hospital Israelita Albert Einstein. Em seguida, fez especialização em medicina ortomolecular, pela BWS.
Após formada, Karolline descobriu uma nova paixão nos cuidados com a pele e saúde dos seus pacientes, por isto, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento na medicina estética. Atualmente, realiza mais uma especialização e está se graduando em dermatologia.
Seu foco é, sem dúvida, o aperfeiçoamento e o cuidado com os pacientes, de forma acolhedora e humanizada.

Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.

A Beleza não tem idade!

Entre em Contato

Fique a vontade para tirar qualquer tipo de dúvida.

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos estéticos e nossa dermatologia clínica.

bottom of page