top of page

Queda de cabelos – O que é alopécia por tração?

Você sabia que alguns estilos de penteado, extensores e escovação excessiva dos fios podem gerar queda dos cabelos? Já notou meninas com tranças ou rabos de cavalo tão apertados que percebemos fios mais curtos e até mesmo pontos de pus?

A alopecia por tração é uma forma de perda dos cabelos adquirida, que resulta de uma tensão prolongada ou repetitiva nos cabelos do couro cabeludo.

Penteados apertados puxam o fio de cabelo ligado ao folículo piloso. Com o tempo, isso danifica o couro cabeludo, resultando na ocorrência de cabelos finos, curtos e quebrados, além de pontos calvos. É comum perto das têmporas e pode acontecer em qualquer lugar ao longo da linha do cabelo.


O que causa a alopecia por tração?

– Uso regular de coque apertado, cornrows, dreadlocks e tranças – Uso de extensões de cabelos – Uso de relaxantes químicos e rolos.

A alopecia por tração afeta pessoas de qualquer etnia ou idade. A probabilidade de desenvolver alopecia por tração aumenta com a idade, provavelmente, devido a uma história prolongada dessas práticas capilares.


Quais são as características clínicas da alopécia por tração?

Existe uma grande variação no padrão de apresentação clínica da alopecia por tração. Não há suspeita de tração, pode ser difícil de diagnosticar. Os pacientes podem apresentar:

– Coceira – Vermelhidão – Foliculite ou pústulas – Múltiplos cabelos quebrados e curtos – Cabelos finos e perda de cabelos

A alopecia por tração afeta principalmente a parte frontal e lateral do couro cabeludo, mas a localização da alopecia por tração depende totalmente da prática pessoal dos cuidados com os cabelos, que pode ou não estar relacionada à sua etnia.

O “sinal de franjas” é comumente encontrado em pacientes com alopecia por tração da linha capilar marginal – isso significa que alguns pelos retidos ao longo da borda frontal e/ou temporal da linha dos cabelos.

É permanente?


A alopecia por tração é temporária, mas pode levar à perda permanente dos cabelos, se não for detectada ou tratada adequadamente.

Os estágios iniciais da alopecia por tração podem ser revertidos, reduzindo o estresse nos cabelos. Isso pode ser feito, mudando os hábitos de modelagem dos cabelos. Mas, se a condição progrediu para alopecia de tração crônica, levando a danos permanentes nos folículos capilares, ela não pode ser revertida.


Diagnóstico diferencial


Esse tipo de alopecia deve ser diferenciado de outros tipos como:

• Alopecia areata; • Alopecia frontal fibrosante; • Alopecia androgenética; • Tricotilomania; • Líquen plano pilar

O médico dermatologista deve ficar atento, pois pode haver mais de um tipo de alopecia no mesmo paciente. Um exemplo é a concomitância de alopecia de tração e alopecia frontal fibrosante.


Tratamento de alopecia de tração

É importante consultar um dermatologista para garantir que a perda dos cabelos não seja causada por uma forma diferente de alopecia. É possível que os cabelos voltem a crescer, se o dano não for permanente. No entanto, nenhuma tensão adicional pode ser aplicada ao couro cabeludo ou a perda de cabelo continuará.

A alopecia por tração é frequentemente resolvida dentro de seis meses, se for diagnosticada e tratada precocemente. Em casos graves, pode demorar até um ano para um couro cabeludo danificado regenerar os cabelos. Quando os folículos capilares ficam muito traumatizados durante um longo período e o tecido cicatrizado se forma, os cabelos não voltam a crescer sozinhos. Um possível sinal disso são áreas brilhantes do couro cabeludo.



TRATAMENTOS COMPLEMENTARES


Oferecemos tratamentos complementares, ou como alternativa para o combate a calvície e queda dos cabelos. Conheça todos os tratamentos disponíveis:

MMP

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um tratamento que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos no couro cabeludo, realizada através de microagulhas. É indicada para tratar a calvície, queda e quebra acentuada de cabelos e outras afecções do couro cabeludo.

Medicamentos

Existem medicamentos e complexos vitamínicos de uso sistêmico (oral) ou tópico, que podem ser recomendados para prevenir as afecções capilares, ou com complemento dos procedimentos realizados em clínica. A prescrição é feita pelo médico após minuciosa avaliação.

Intradermoterapia

A intradermoterapia é um tratamento clínico que consiste na aplicação injetável de vitaminas no couro cabeludo, com o objetivo de aumentar a produção de nutrientes, fortalecer e estimular o crescimento dos fios.


O que posso fazer para evitar a alopecia por tração?

· Mude o penteado com mais frequência.

· Faça pausas entre o uso de cabelo artificial.

· Certifique-se de que tranças ou trancinhas não estejam muito apertadas. Se doer enquanto seu cabelo está sendo penteado, peça ao estilista para pará-lo e refazê-lo. Dor é igual a dano.

· Use tranças soltas ao redor da linha do cabelo, especialmente.

· Obtenha tranças grossas ou dreadlocks, em vez de tranças finas.

· Apenas deixe as tranças por 2 a 3 semanas.

· Alterar o padrão de penteados trançados e torcidos.

· Use extensões de cabelo apenas por um curto período.

· Retire as extensões de cabelo, imediatamente, se elas estiverem causando dor ou irritação.

· Tente tecidos costurados, em vez de usar colas.

· Não use relaxantes com frequência.

· Não use calor com frequência, especialmente, dentro de 1 a 2 semanas de uso de um relaxante.

· Use configurações de baixa temperatura, em ferros de engomar e secadores de cabelos.

· Não use elásticos, nem presilhas de rabo de cavalo elásticas.

· Não durma com rolos. Enrole com alfinete ou enrole seu cabelo à noite.

· Use um gorro de cetim ou use uma fronha de cetim na hora de dormir.


Conquiste cabelos bonitos e recupere a sua autoestima!


Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelos anormal, não hesite e busque auxílio médico profissional.

Dra Karolline está apta a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia por tração.

Comments


IMG_4718 TRATADA_edited (1) (1).png

Principais Dúvidas

  • No meu caso é indicado Roacutan?
    O Roacutan, Isotretinoína oral, é um tratamento antes indicado apenas para casos muito graves de acne. Com o conhecimento atual quanto à eficácia e segurança desse tratamento, passamos a beneficiar mais pacientes. A acne é uma doença da pele e deve ser tratada como tal. Ao se indicar um tratamento, deve-se considerar o histórico de tratamentos prévios, a presença de cicatrizes em formação, problemas com a adesão aos tratamentos tópicos por tempo prolongado e o comprometimento da auto-estima.
  • Quanto tempo eu vou ter que tratar a acne?
    O tratamento da acne com uso de medicamentos tópicos (sabonetes, géis) e/ou antibióticos, deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, que vai modificar o tratamento conforme a necessidade de cada um. Na maioria das vezes, a melhora demora algumas semanas para ser percebida, sendo comum a interrupção por parte dos pacientes quando ocorre essa melhora, seguida retorno das lesões. Assim, mesmo que sua pele esteja melhor, como a tendência à acne persiste, é indicado um tratamento de manutenção.
  • Mesmo lavando o rosto várias vezes ao dia a pele continua oleosa, é normal?"
    Evite lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso tende a estimular as glândulas sebáceas, causando piora da oleosidade e da acne. Também pode haver ressecamento (perda de água) predispondo a irritações. Procure lavar o rosto 2 vezes ao dia e com sabonetes adequados à sua pele.
  • Luz de lâmpadas podem manchar a pele?
    Além do sol, outras fontes de luz visível, como lâmpadas, ou mesmo telas de computadores, podem desencadear problemas em pessoas muito sensíveis a luz, como as que tem tendência a melasma ou doenças como Lúpus Eritematoso, por exemplo. Para proteger-se does efeitos dessa luz, é necessário uso de filtros físicos, aqueles mais espessos e brancos ou que tenham cor de base.

Eu sou Karolline Cristina Figueiredo,

Nascida e criada na cidade de Osasco-SP. Desde cedo, descobriu na medicina, sua vocação e, após terminar o ensino médio em sua cidade natal, mudou-se para Marília, no interior do estado, onde cursou medicina, na Universidade de Marília, formando-se no ano de 2008.
O cuidado com as pessoas sempre foi sua paixão e após formada, passou a dedicar-se a realização deste sonho com muito entusiasmo e empenho. Passou a trabalhar no setor de urgência e emergência, tendo feito especialização nesta área, no Hospital Israelita Albert Einstein. Em seguida, fez especialização em medicina ortomolecular, pela BWS.
Após formada, Karolline descobriu uma nova paixão nos cuidados com a pele e saúde dos seus pacientes, por isto, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento na medicina estética. Atualmente, realiza mais uma especialização e está se graduando em dermatologia.
Seu foco é, sem dúvida, o aperfeiçoamento e o cuidado com os pacientes, de forma acolhedora e humanizada.

Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.

A Beleza não tem idade!

Entre em Contato

Fique a vontade para tirar qualquer tipo de dúvida.

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos estéticos e nossa dermatologia clínica.

bottom of page